sábado, 15 de dezembro de 2012

Eu e minha relação com a Sociologia!




Sou Andresa Marquetto, nasci na cidade de Encantado - RS a 10 de junho de 1977 e desde pequena me vi como espelho de minha mãe, professora e diretora da escola onde estudei todo meu Ensino Fundamental.
E como ela cresci sonhando em me tornar uma profissianal igual a ela, já que naquela época ser professor era status, pelo menos era o que todos diziam e a respeitavam como uma certa autoridade local.
Bom, então pensando nisso em 1998 me formei em Magistério Normal, e logo após iniciei minhas atividades profissionais em duas escolas com concurso (municipal de Lajeado - RS e estadual).
Aos poucos fui observando que aquele status que diziam ter um professor foi se perdendo, sendo um profissional cada ano mais desvalorizado perante as esperas públicas. Com isso fiquei um pouco confusa, pois tinha crescido ver meu pai se orgulhando de dizer que era casado com uma professora e que essa era uma das pessoas mais procuradas e respeitadas da comunidade.
E eu, agora era mais uma querendo fazer com que esse "valor" voltasse, pois também queria ser esse ser humano procurado e evidenciado pela sociedade por ter o "poder" de ser uma fonte de conhecimento as pessoas. Mas, estava cada vez mais difícil de conseguir esse prestígio tão comum no passado.
Por esse motivo resolvi prestar vestibular para o curso de Geografia, pois queria entender as transformações desse mundo, das pessoas, enfim, queria entender o porquê das mudanças de conceitos.
Me formei nesse curso em 2004 pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, mas mesmo depois de 4 anos nessa instituição de ensino, ainda não havia encontrado as respostas para os meus questionamentos. Foi quando surgiu a oportunidade de realizar uma pós em Metodologia do Ensino de História, pois ao trabalhar com alunos do Ensino Fundamental e Médio percebi que não bastava saber o espaço onde eles estavam inseridos para entender suas ações e para justificar suas respostas. Era preciso saber discutir, debater com meus alunos para compreender o porquê dessa mudança de paradigma social. E também notei ao longo de minha carreira de Magistério que a História e a Geografia não me davam tantas possibilidades de discutir essas relações de sociedade e esses conceitos como a Sociologia. Mas, como não há muitas opções de cursos ligados a essa área e fugia um pouco da minha formação havia um "vazio" em minha didática.
Foi então que esse ano de 2012 apareceu a oportunidade de realizar o curso "Sociologia para Ensino Médio", pois talvez estaria ai minha chance de responder, ao trabalhar com meus alunos, as minhas angústias e quesionamentos desde a época em que "ser professor era status, e não apenas um profissional que luta ardemente por ter seus direitos reconhecidos perante a sociedade".
Enfim, espero que no decorrer desse curso que se inicia possa auxiliar minha prática de ensino, principalmente obter subsídios para debater com meus alunos não apenas as minhas angústias, mas essencialmente as suas questões referentes a sociedade que os rodeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário